segunda-feira, 26 de março de 2012

Re-Pa teve o maior público do fim de semana

Re-Pa teve o maior público do fim de semana (Foto: Daniel Costa)
 (Foto: Daniel Costa)

De longe dava para perceber que uma multidão invadiu o Estádio Olímpico do Pará para assistir o maior clássico da Amazônia. O engarrafamento tomava conta da avenida Augusto Montenegro bem antes do portão principal de entrada. Indício que se refletiu nos portões de acesso. Vinte minutos antes do início do jogo, as filas ainda eram enormes em grande parte dos portões. O torcedor enfrentou tumulto. Alguns reclamaram da quantidade de bilheterias para comprar ingressos.

“Só tem duas bilheterias. Todo mudo compra lá e vem para a fila. Isso causa muita confusão. Falta mais organização”, reclamou José Lima, 44, comerciante. Em determinada hora, os torcedores do Clube do Remo tentaram invadir o portão A2, mas a polícia conseguiu controlar a situação. Para piorar, a chuva veio com força total, mas a essa hora os trabalhos nos portões foram agilizados.

Segundo o major Queiroz, um dos comandantes gerais da “operação Re-Pa”, os maiores problemas ocorreram devido ao código de barra dos ingressos. “Eles não passavam nas leitoras. Isso fazia as filas aumentarem cada vez mais e gerar um grande tumulto”, revelou o major. Para solucionar o caso, o militar contou que foi preciso retirar duas catracas do portão A1 e B1.

“Tivemos que usar o bom senso para a fila fluir”, disse o comandante da polícia. Ainda segundo dados do policiamento, três brigas de torcidas foram evitadas e cerca de trinta pessoas foram presas. “Esse foi o nosso maior problema. Os torcedores estavam organizando esses encontros pelas redes sociais”, afirmou o major Queiroz.

Mesmo com todos esses problemas rotineiros, o torcedor paraense continua fazendo bonito: 33.620 espectadores estiveram presentes no Mangueirão. Foi o maior público do Brasil nesse fim de semana, superando até o público de clássicos como Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Paulista. Faltou o gol, mas, mesmo assim, azulinos e bicolores incentivaram suas equipes durante todo o jogo.

Apesar de tudo, um grande clássico
O empate em 0 a 0 entre Clube do Remo e Paysandu pouco alterou a situação dos dois times na tabela de classificação. O Leão permaneceu na liderança isolada, com 11 pontos, e o Paysandu na terceira colocação, com oito pontos. Essa é a situação dos rivais no segundo turno. Restando apenas mais duas rodadas para o fim da fase classificatória, Leão e Papão possuem grandes chances de ir para as semifinais.
“Considerando a campanha dos dois times nesse segundo turno, na evolução em relação ao primeiro turno, eu já começo a acreditar até em um Re-Pa na final do turno, o que não acontece há muito tempo”, opina Zaire Filho, apresentador da RBATV e idealizador do Troféu Camisa 13. Por essa melhora, Zaire acredita que os dois maiores times do Pará possuem grandes chances de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro: o Paysandu já tem seu lugar cativo na Série C e o Remo está com a sua praticamente assegurada na D, já que é segundo colocado na classificação geral, perdendo apenas para o Águia. “Entendo que o torcedor pode começar a acreditar em uma boa campanha nacional”, expõe o apresentador.
Edson Matoso, outro cronista esportivo, porém, faz uma ressalva em relação ao Papão no Brasileiro. “O Paysandu precisa trazer mais reforços para o Campeonato Brasileiro, mas continuar dando espaço para a garotada da base. O Remo está no caminho certo, fazendo por merecer, até porque se acharmos que o futebol paraense não consegue formar um elenco para disputar a Série D é melhor fechar as portas”, opina Matoso.

Sobre o jogo, os dois jornalistas, afirmam que a forte chuva estragou o espetáculo em termos de técnica e jogadas mais elaboradas. Na visão de Matoso, a demonstração de garra e determinação compensou o que a tempestade tirou. “Achei que foi um bom Re-Pa por isso: assistimos a muitos lances de garra e a torcida percebeu isso. Sentimos eles vibrando, fazendo o Mangueirão tremer mesmo sem gols. Isso é muito bom”, analisa.

Já para Zaire, o torcedor foi o grande vencedor do clássico. “Foi maior destaque. Em uma tarde de muita chuva, um público desses é de se aplaudir”, garante Filho.

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário: