quinta-feira, 29 de março de 2012

Escolas públicas ainda têm 100 mil vagas


 
Faltando pouco mais de duas semanas para o início das aulas na rede pública estadual de ensino, ainda restam mais de 100 mil vagas nas escolas estaduais. A informação é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que encerrou no último dia 25 o segundo cronograma de pré-matrícula. 'A partir do dia 9 de abril vamos abrir um novo período de matrícula, mas dessa vez diretamente nas escolas que ainda têm vagas. Os pais e alunos interessados devem ficar atentos aos endereços que serão disponibilizados tanto pela internet quanto pelo atendimento via 0800', informou Sueli Domont, coordenadora de matricula da Seduc. O prazo para esses estudantes será de 9 a 13 de abril e as informações podem ser obtidas através do serviço telefônico 0800 280 0078 ou pelo site da secretaria (www.seduc.pa.gov.br).


A Seduc abriu 230 mil novas vagas para o ano letivo 2012, mas apenas 50 mil alunos tinham efetuado a pré-matrícula até o dia 25 de março. A pré-matrícula funciona como um agendamento da matrícula, que precisa ser efetivada na escola escolhida. O prazo para essa efetivação se encerrou ontem. Quem perdeu esses prazos ainda pode se matricular, mas a escolha, agora, está sujeita a disponibilidade de vagas. 'Como disse, de nove a 13 de abril, estaremos abrindo mais um período de matrículas. Os interessados devem comparecer diretamente nas escolas que ainda tenham vagas com a documentação necessária', explicou Domont.


A falta de vagas, no entanto, não deve ser um problema. O segundo cronograma de matrículas da Seduc despertou pouco interesse entre os estudantes. Os números exatos só devem ser conhecidos no final do mês, mas a busca por vagas no sistema informatizado (internet e telefone) ficou bem abaixo da média. 'Nos surpreendemos com esse número. Normalmente atingimos cerca de 100 mil alunos durante a pré-matrícula', afirmou a coordenadora. Uma das explicações para a baixa procura é a greve de 39 dias, no ano passado.


A paralisação dos professores prejudicou o ano letivo em muitas escolas, que só retomam as atividades no dia 16 de abril. 'Esse segundo cronograma foi elaborado para atender essa demanda, mas temos escolas que começaram o ano letivo agora em março e mesmo em fevereiro', justificou. Outro fator é a preferência por escolas que fiquem próximo a residência do aluno. 'É um fator positivo, mas que acaba contribuindo para que sobrem vagas ou se torne mais difícil preenche-las em algumas escolas.'

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário: