sexta-feira, 30 de março de 2012

‘O Anjo Embriagado’, de Akira Kurosawa no Olympia

‘O Anjo Embriagado’, de Akira Kurosawa no Olympia (Foto: Reprodução/Diário do Pará)
(Foto: Reprodução/Diário do Pará)

“Um doutor alcóolatra no Japão pós-guerra trata o jovem Matsunaga depois de uma batalha armada com um sindicato rival. Ele dá ao jovem gângster o diagnóstico de tuberculose, e o convence a começar um tratamento. Os dois aproveitam uma constrangedora amizade até que o patrão inicial do gângster é libertado da prisão e sai em busca dos antigos membros da gangue para reunir seu grupo novamente. “O Anjo Embriagado”, uma das obras primas de Akira Kurosawa, revela uma mise-en-scène sofisticada de um diretor em total controle de sua arte, que se demonstra atento a cada detalhe.
O filme ganha a tela do Cine Olympia hoje, dentro da Mostra Lume Filmes. A programação continua em cartaz até domingo. Amanhã é a vez de “Um Condenado à Morte Escapou”, de Robert Bresson (1956). O filme conta a história real do ativista Andre Devigni, da resistência francesa durante a ocupação nazista. Quando ele é preso e jogado numa cela, passa suas noites em claro orquestrando um plano de fuga. Porém, no mesmo dia que ele recebe sua sentença de morte, ganha um novo colega de cela.
Lume
A mostra reverencia o trabalho pioneiro da distribuidora Lume Filmes, responsável pelo resgate de mais de 150 títulos cinematográficos retirados do fundo do baú - obras de diretores como David Lynch, Luis Buñuel, Yasujiro Ozu, R.W. Fassbinder, Akira Kurosawa, Todd Solondz entre muitos outros que fazem parte deste que é o maior acervo de DVDs de filmes autorais do país. Entre as jóias lançadas pela Lume estão “A Guerra do Fogo”, de Jean Jacques Annaud; “1984”, de Michael Redgrave; “Eraserhead”, de David Lynch; “O que há tigresa?”, de Woody Allen”; e “A Última tempestade de Peter Greenaway, entre muitos outros.
ASSISTA
Exibição de “O Anjo Embriagado de Akira Kurosawa”, hoje, às 18h30, dentro da Mostra Lume Filmes, no Cine Olympia. Amanhã, “Um Condenado à Morte Escapou”, de Robert Bresson. A programação é inadequada para menores de 12 anos. Entrada franca.

Fonte: (Diário do Pará)

Nenhum comentário: