terça-feira, 17 de julho de 2012

Andes: "Proposta não atende às nossas reivindicações"


Docentes reuniram-se com representantes do MEC na última sexta-feira (13), mas não chegaram ao consenso. Em entrevista ao portal da UNE, presidente da Andes diz que assembleias serão realizadas até a próxima sexta (20)
Após quase dois meses de impasse e um movimento de paralisação que se estendeu por todo o território nacional, o governo federal reuniu-se com os professores universitários em greve para iniciar as negociações referentes à remuneração e ao plano de carreira da categoria. O encontro ocorreu na última sexta-feira (13), em Brasília. Para a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes), a proposta do ministério ainda não atende as demandas da categoria.
 Em entrevista ao portal da UNE, a presidente da Andes Marinalva Oliveira afirmou que a questão será debatida até a próxima sexta (20), em assembleias realizadas pelos sindicatos locais, À primeira vista, segundo a dirigente, os professores deverão rejeitar a proposta:
“Nosso primeiro passo é de reprovar. A proposta não valoriza o piso salarial, já que será colocada em prática apenas em 2013. Ela não atende as nossas reivindicações e, sim, aprofunda a desestruturação e precarização do trabalho docente”, justificou. Uma outra crítica de Marinalva é a de que a proposta reduz os degraus da carreira de professor, ou seja, permite progressão mais rápida, principalmente para os servidores com dedicação exclusiva.
Além dos docentes das universidades federais, também estão em greve os professores dos institutos federais de educação profissional. Em nota, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) criticou a proposta, alegando que o reajuste não atinge toda a categoria e será pago de forma parcelada até 2015.
Uma nova reunião entre o comando de greve dos professores e o governo está marcada para a próxima segunda-feira (23), quando serão apresentados ao Ministério do Planejamento o resultado das assembleias.
Da redação, com informações de portal IG.

Nenhum comentário: