quarta-feira, 18 de julho de 2012

Presidentes africanos condenam bloqueio contra Cuba


Os chefes de Estado da União Africana (UA) aprovaram, por unanimidade, uma resolução de condenação ao bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto por sucessivas administrações norte-americanas contra Cuba.


O documento foi divulgado na 19ª Cúpula do organismo, que foi concluída última segunda-feira (16) com a presença de representantes dos 54 países que integram o bloco pan-africano. 
 
A resolução reiterou o chamado da UA ao governo dos Estados Unidos para acabar imediatamente o bloqueio que impõe para a ilha caribenha na contraposição à comunidade internacional. 

Neste sentido, os presidentes africanos expressaram seu “apoio total” a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas a necessidade de acabar com o bloqueio. 

Pela vigésima ocasião consecutiva, Cuba apresentou, no ano passado, este documento na ONU e recebeu o apoio de 186 nações e só duas, Estados Unidos e Israel, votaram contra. 

Também mencionaram ao resultados da Cúpula Global da Diáspora Africana realizada no dia 25 de maio, em Johannesburgo, África do Sul.

Mais de uma dezena de administrações estadunidenses impuseram o bloqueio a Cuba nas últimas cinco décadas, que causou para a nação antilhana perdas econômicas avaliadas em 975 bilhões de dólares. 

Fonte: Prensa Latina 

Nenhum comentário: