sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resolução da ONU contra Síria é inaceitável, diz Rússia



A Rússia classificou de "inaceitável" o projeto de resolução sobre a Síria apresentado na quarta-feira à ONU pelos ocidentais, ameaçando impor seu veto se o plano for submitdo a votação no Conselho de Segurança nesta quinta-feira.


"Seu projeto não é equilibrado, são impostas obrigações apenas ao governo sírio, e, por isso, é inaceitável", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Guennadi Gatilov, citado pela agência de notícias Interfax.

"Essa é a razão pela qual nós consideramos que esse projeto não está em conformidade com o comunicado de Genebra (de 30 de junho), nem com o conteúdo do plano de paz de (o emissário internacional) Kofi Annan, e é para nós inaceitável", acrescentou.

Mas se os ocidentais decidirem apresentar o texto "mesmo sabendo que para nós seu conteúdo é inaceitável, não permitiremos a sua adoção", disse Gatilov.

A Rússia, aliada do governo de Damasco desde a era soviética, possui, em sua condição de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, o direito de veto. Em seu texto, europeus e norte-americanos dão um prazo de dez dias ao regime de Damasco para que retire suas tropas e armas pesadas das cidades rebeldes, sob pena de sanções econômicas.

Fonte: AFP

Nenhum comentário: