terça-feira, 17 de julho de 2012

Centro de Memória da Amazônia oferece cinema de graça nas férias


Cinema sempre é uma boa opção de lazer, entretenimento e reflexão, ainda mais se você vai ficar em Belém nas férias de verão. Uma ótima dica são as sessões gratuitas, oferecidas ao público pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Cine Fox CMA, todas as terças, às 16 horas, na sede do Centro. O filme exibido na última terça-feira (10) foi Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004. Dir: Michel Gondry), estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet.
Segundo Rafael Sales, bolsista de Multimídia do CMA, a programação do mês de julho integra a formação de um cine-clube, reunindo um grupo de estudantes, bolsistas e não-bolsistas: “Estamos nos reunindo bastante, para pensar em temáticas interessantes para o público. Uma das nossas propostas é trazer filmes relacionados ao vestibular, a partir de agosto, para envolver estudantes de Ensino Médio e fazer sempre algum tipo de relação com o acervo do espaço, pela diversidade de nossos documentos e o trabalho exercido”.
Cine-clube – O objetivo é oferecer produções cinematográficas fora do circuito comercial, para quem se interessar, juntamente com reflexões acerca de temáticas do cotidiano, da memória e da história da sociedade. Para Rafael, “o cinema é uma ferramenta ou ‘desculpa’ para que muitas coisas sejam postas em debate, estimulando a interação e a troca de ideias sobre algum tema relevante para as pessoas”.
Entretenimento como ferramenta – Apresentando produções temáticas, o cine-clube busca também se aproximar de jovens com pouco contato com o cinema, com uma linguagem mais abrangente. “Não queremos promover debates somente entre pesquisadores e estudiosos de Cinema, e sim fazer com que o público interaja nas conversas, pois estes assuntos fazem parte de seus cotidianos”, afirma Rafael.
O cinema, neste sentido, também serve como ferramenta para análises filosóficas e antropológicas, na opinião do bolsista do CMA, e se torna um grande instrumento de promoção de arte e entretenimento para estudantes do ensino básico, “que ainda sofrem da carência de um trabalho com esta linguagem, por falta de recursos ou por falta de um estímulo para o olhar mais crítico sobre a própria história”.
Serviço:
Sessões de cinema no Centro de Memória da Amazônia
Data: Todas as terças de julho.
Hora: 16h
Local: Centro de Memória da Amazônia (Travessa Rui Barbosa, 491, Reduto. Fone: (91) 3252-2843).
Entrada franca.
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA ‎
Arte: Reprodução Google

Nenhum comentário: