terça-feira, 31 de julho de 2012

Manual orienta candidatos do Enem sobre a redação


Acesse material produzido pelo Ministério da Educação com regras de correção, dicas e exemplos de textos nota 1000 em 2011

O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira, dia 30 de julho, um guia sobre a redação doExame Nacional do Ensino Médio, que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. Com 48 páginas, o material produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresenta informações sobre a correção dos textos, a proposta de redação de 2011 e exemplos de dissertações que foram avaliadas como nota 1000 no último ano.
Além de estar disponível pela internet, o guia também terá uma tiragem de 1,7 milhão de exemplares impressos para serem distribuídos em setembro em escolas públicas – 1,6 milhão para inscritos no Enem e 100 mil para professores. Haverá ainda 6,6 mil cópias na forma ampliada, para pessoas com déficit de visão, e 579 em braile, para candidatos cegos.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o guia pretende ajudar os estudantes a compreender melhor as novas regras da redação, já divulgadas pelo ministério. “No guia, o candidato vai encontrar o que se espera de cada competência, explica no que ele pode perder pontos e como ganhá-los. O objetivo é aprimorar os conhecimentos para dar segurança ao processo”, afirmou Mercadante.
Nos próximos meses, o Inep vai liberar mais redações nota 1000 para os estudantes. No guia, há seis exemplos disponíveis dos 3,7 mil textos que tiraram nota máxima no último Enem. O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, garantiu que os 4,2 mil corretores contratados para a próxima edição do Enem já estão sendo formados de acordo com as novas orientações.
Guia para provas objetivas
O governo pretende também divulgar um guia semelhante sobre como as notas dos alunos nas provas objetivas são calculadas e o que é cobrado em cada prova. Costa afirmou que o material já está sendo produzido por técnicos do Inep e especialistas da área, mas ainda não há previsão de quando o guia será lançado.
A expectativa do presidente do Inep é que, ainda nessa edição, os candidatos do Enem saibam quanto vale cada item e como as notas refletem o desempenho de cada um.

Nenhum comentário: