sexta-feira, 27 de abril de 2012

Black Soul Samba apresenta Pio Lobato

Black Soul Samba apresenta Pio Lobato (Foto: Reprodução / Diário do Pará)
(Foto: Reprodução / Diário do Pará)

Ícone da guitarrada, o músico Pio Lobato se tornou referência no início dos anos 2000, ao ser incluído no projeto Cartografia Musical Brasileira, do “Rumos Itaú Cultural”. Na época, Pio integrava a banda Cravo Carbono, período em que foi o responsável pelo projeto Mestres da Guitarrada, que reuniu nomes como Aldo Sena, Curica e Vieira e resultou em CD e em inúmeros shows pelo Brasil.

Agora, o sucessor da guitarrada de Vieira, chega com novos parceiros em um projeto sem amarras de estilos ou uma formação determinada. “Esse nome ‘Massa Grossa’, já é antigo; desde a época do Cravo que nós pensávamos em montar um trabalho que reunisse vários cantores. Chegamos a montar uma coletânea com participação da Iva (Rothe), e também gravamos uma música do Noel Rosa com a Juliana Sinimbú. Agora vamos mostrar as músicas do Vovô (baterista) nesse show. Não é uma banda, é apenas uma vontade de reunir pessoas pra tocar e se divertir, mas de forma séria, com ensaio, tudo direitinho”, explica Pio.

O grupo também traz um vocal feminino, a intérprete Ana Clara Matos. Filha do músico Emanoel Matos, Ana Clara - que é radialista, e antropóloga de formação - deu outros rumos para o rock pesado da banda Delinquentes, por exemplo, além de imprimir sua voz nas letras do baterista Clenílson Almeida, o Vovô, outro ex-integrante do Cravo Carbono.

Com as músicas de Vovô, o show terá grande parte de repertório inédito, escrito e musicado pelo baterista. Para ele, o show na Black Soul Samba é a oportunidade ideal de apresentar essa vertente ainda não conhecida.

“Eu comecei a compor tem uns três anos, mais ou menos. Como músico senti uma necessidade de aprender a tocar violão, em parte porque quis acabar um pouco com aquela coisa que as pessoas dizem, de que baterista não compõe, e só fica lá no fundo. Então, passei a compor e hoje já têm mais de 30 músicas”, diz Clenílson. Segundo ele, as letras são bem humoradas e engraçadas, e o público vai se divertir.

Para a noite de hoje, o grupo apresenta as músicas de Vovô e também as guitarradas instrumentais de Pio, como “Diamante Negro” – composta em homenagem a famosa aparelhagem dos anos 70 – e “Pata de Caranguejo”, que homenageia a banda gaúcha Pata de Elefante. “As músicas são apenas guitarradas de um roqueiro doido, chato e displicente”, diz Pio, mantendo o deboche característico.

Ao lado de Pio, Ana Clara e Vovô, o baixista Breno Oliveira completa o grupo. O “Massa Grossa” também vai aproveitar para matar as saudades dos fãs do Cravo, com uma versão para “Marx Marex”. “Vai ser bacana. Vamos estrear mundialmente na Cidade Velha”, brinca Pio Lobato.

Os DJs Black Soul Samba, Kauê Almeida, Uirá Seidl, Fernando Wanzeller, Eddie Pereira e Homero da Cuíca, se revezam nas pistas do Palafita, tocando o melhor da música brasileira e da soul music.


PRA DANÇAR
Pio Lobato & Massa Grossa em estreia na Black Soul Samba. Hoje, Sexta-feira (27), a partir das 21h, no bar Palafita (rua Siqueira Mendes, ao lado do Píer das 11 Janelas, na Cidade Velha). Ingressos: R$10. Informações: 8413-0861 e www.blacksoulsamba.com.

Fonte: Diario do Para

Nenhum comentário: