segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cine Olympia completa cem anos nesta terça-feira


Amanhã, o Cine Olympia, em Belém, completa 100 anos de existência e uma vasta agenda irá celebrar o aniversário da sala de exibição mais antiga do Brasil ainda em operação. A programação começou ainda na semana passada, com o “Seminário 100 anos do Cinema Olympia”, que discutiu os desafios da indústria cinematográfica, a produção local e o futuro da sala de projeção, que poderá, inclusive, se tornar uma referência em cinema universitário. O projeto é da coordenação do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que vai sugerir uma parceria com a gerência do cinema.

Ontem, críticos, estudantes de cinema e comunicação e diversos amantes da sétima arte participaram do último ciclo de palestras, que tratou da temática “Cinema e Música”. Este foi um dos assuntos favoritos do universitário Rafael Bruno Silva, que ressaltou que o cinema e a música têm muito mais a ver do que ele pensava.

“A música sensibiliza ainda mais o expectador, mas chama atenção a evolução da música junto ao cinema. Antigamente, os efeitos sonoros e sonoplásticos eram usados para tentar abafar o barulho do equipamento”, historiou Rafael, estudante Cinema pela UFPA.

A coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, Claudia Melo, acredita que o seminário foi uma oportunidade para que a sociedade de Belém se aproxime ainda mais do Cine Olympia e conheça os projetos que envolvem a sala de exibição. “Levantamos as dificuldades que a produção local enfrenta com a falta de espaço nas grandes salas comerciais”, comentou Claudia.

A UFPA e a prefeitura de Belém em breve irão discutir a possibilidade de dividirem a gerência do Cine Olympia, já que ambas têm interesses em comum para manter funcionando o cinema mais antigo do Brasil. 

Fonte:(Diário do Pará)

Nenhum comentário: