sexta-feira, 20 de abril de 2012

Seminário discute os rumos do audiovisual no Pará

O momento é de festa, sim, mas também de reflexão. Para pensar os novos rumos do audiovisual no Pará, os desafios da indústria cinematográfica brasileira, a importância da crítica e a relação do cinema com outros campos da arte, tem início hoje o seminário “100 anos do Cinema Olympia”, que traz a Belém pensadores de vários estados brasileiros.

O seminário foi idealizado pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, vinculado ao Instituto de Ciências da Arte (ICA) e pela Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA). “Comemorar o centenário do Cinema Olympia, por meio deste Seminário, é também um forma de convocar a sociedade a preservar o Olympia como nosso patrimônio histórico e cultural”, diz Ana Cláudia Melo, coordenadora do curso de cinema.

Hoje, dia da abertura do evento, o destaque fica por conta da conferência proferida pelo crítico Pedro Veriano, às 9h: “História do Cinema Olympia – entre o passado e o futuro”. Veriano é pesquisador de cinema com três livros publicados sobre o assunto - “A Critica de Cinema em Belém”, “Cinema no Tucupi” e “Fazendo Fitas”.

Em seguida haverá a palestra “As Musas do Cinema Olympia”, proferida por Luzia Miranda Álvares, professora da UFPA, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004) e crítica de cinema (ACCPA) desde 1972.

A programação será retomada às 14h30, com a mesa redonda “O Futuro que Queremos para o Cinema Olympia”, com participação dos debatedores Ana Cláudia Melo – mestre e especialista em cinema (Unisinos-RS), professora e coordenadora do curso de bacharelado em cinema e audiovisual; Filomena Mata – arquiteta e coordenadora do Programa Monumenta em Belém; Afonso Galindo – documentarista e coordenador do Núcleo de Produção Digital do Instituto de Artes do Pará; e Abel Loureiro – vereador de Belém e autor do projeto de lei que torna o Cinema Olympia patrimônio de Belém. A discussão será mediada por Ana L. Lobato – professora do curso de cinema e audiovisual da UFPA.
 
À tarde, a programação traz a mesa redonda “A Exibição e Distribuição na Indústria Cinematográfica Brasileira: eis a questão”, com participação dos debatedores Alessandra Meleiro – Professora da UFF e pós-doutora pela University of London (Media and Film Studies); Augusto Pacheco – responsável pela programação do Cine Estação; e Patricia Lio – responsável pela programação do Cine Líbero Luxardo; com mediação de Marco Antônio Moreira – crítico de cinema (ACCPA). O seminário segue até o próximo domingo.

PRESTIGIE
Seminário 100 anos do Cinema Olympia: histórias, desafios e perspectivas. De hoje até domingo, no Cinema Olympia. Vagas limitadas. Confira a programação completa em www.cinemaufpa.blogspot.com.br/p/inscricao_04.html.

Fonte: (Diário do Pará)


Nenhum comentário: