quinta-feira, 19 de abril de 2012

Professores da UFPA podem entrar em greve


A ameaça de greve volta a rondar a Universidade Federal do Pará (UFPA). Os professores da instituição decidiram, em Assembleia Geral, que vão paralisar as atividades quinta-feira (19) e no próximo dia 25. Há, também, um indicativo de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de maio, mas a greve vai depender do andamento das negociações. Nos próximos dias 21 e 22 haverá uma reunião em Brasília para avaliar a paralisação de amanhã.

A categoria diz que o governo não está cumprindo o acordo fechado no ano passado. “Precisamos garantir a aplicação dos 4% de reajuste no salário-base e ainda a incorporação de todas as gratificações: as específicas do magistério superior e da educação básica, técnica e tecnológica ao vencimento básico”, destaca Rosimê Meguins, diretora geral da Associação de Docentes da UFPA.
O reajuste ao qual se refere a diretora foi prometido pelo governo federal ano passado, para aplicação a partir de março deste ano. Segundo a categoria, até agora nada foi cumprido. “Nos anos anteriores as modificações salariais eram instituídas através de medida provisória, que tem aplicação imediata. No ano passado, a presidente Dilma Rousseff resolveu apresentar um projeto de lei garantindo esses direitos. O problema é que o trâmite é lento, e nada gradual”.

Porém, o que tem preocupado a categoria é justamente a falta de um dispositivo na Lei Orçamentária Anual, que estipula as cifras a serem aplicadas pela União, que garanta recursos para reajuste salarial de servidores públicos federais em 2013. A categoria está tratando a paralisação como alerta ao governo federal. “Com o descumprimento do acordo, já se vão dois anos sem reajuste salarial”, afirma. 


Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: