quarta-feira, 25 de abril de 2012

Médicos paralisam atendimentos de planos de saúde



Médicos não atenderão planos de saúde durante todo o dia desta quarta-feira (25), em todo País. Eles reclamam da defasagem no pagamento das consultas e na interferência dos planos na prescrição de exames e procedimentos cirúrgicos. Em Belém, eles se concentram em frente ao sindicato da categoria, na Travessa Boaventura da Silva, em um ato público.


O diretor administrativo do sindicato dos médicos explica que a paralisação tem como principal objetivo chamar os planos de saúde para uma negociação a respeito da questão salarial da categoria. 'Há uma defasagem muito grande entre o que as operadoras pagam e o que estamos reivindicando. Estamos pedindo R$ 80 por consulta e tem operadora pagando só R$ 33', esclarece.


Ainda segundo Gouveia, a consequência disso é que muitos médicos estão reduzindo o horário de atendimento e alguns até deixam de atender planos de saúde. 'Muitos especialistas, por exemplo, passaram a atender somente particular por conta dessa situação', comenta. Com isso, o médico prevê um cenário complicado na saúde. 'Daqui a algum tempo, e se não houver acordo com os planos, não vamos ter mais médicos que queiram atender planos de saúde em Belém', prevê.


Outra reivindicação dos médicos é o pagamento de procedimentos como exames e cirurgias, seguindo o CBHMP (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), que tabela cerca de quatro mil procedimentos de acordo com tipo e complexidade.


Os médicos também denunciam a interferência dos planos na prescrição de procedimentos. 'Eles sempre tentam bloquear ou diminuir a prescrição de procedimentos, a indicação de cirurgias, para diminuir custos, com prejuízo aos usuários', denuncia.


A paralisação acontece somente no dia de hoje, quando os médicos não atenderão consultas eletivas dos planos de saúde. Segundo o sindicato, o atendimento de urgência está preservado.


Redação Portal ORM

Nenhum comentário: