terça-feira, 17 de abril de 2012

“SE LIGA 16!” E A MOBILIZAÇÃO DA JUVENTUDE NAS ELEIÇÕES 2012


 
Divulgue em sua escola, em seu bairro e nas redes sociais!

Anualmente, durante o período eleitoral, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) percorre todo o Brasil com a campanha “Se Liga 16”. O foco central da iniciativa é estimular a participação daqueles que pela primeira vez participarão do processo eleitoral em seu estado. Nas Eleições 2012, com o slogan “Construindo uma cidade com a nossa cara”, organiza uma mobilização nacional que porá em articulação grêmios estudantis, direções das instituições e os Tribunais Regionais Eleitorais, além de conferir aos professores, intelectuais e juízes em incentivo à prática construtiva do país por parte dos jovens a partir dos 16 anos.

A UBES, entidade de representatividade nacional dos estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissional e pré-vestibular, por meio da campanha, fomenta nas escolas dos 27 estados brasileiros a participação dos secundaristas em palestras, seminários e discussões sobre o processo eleitoral e sua relação com o desenvolvimento de Políticas Públicas para educação e juventude. As entidades estaduais também realizam durante meses caravanas e levam os estudantes às sessões eleitorais para que estes possam conhecer todo processo eleitoral e emitir seu título.

Atendendo as necessidades do cenário atual político, a UBES desenvolve material de divulgação da campanha, ao qual cabe esclarecer aos jovens a importância de sua participação no pleito, como proceder, e ainda, traduzir os jargões que muitas vezes dificulta ainda mais a participação do jovem. Em linguagem direcionada, todo material desenvolvido visa reforçar o posicionamento do movimento estudantil e seu papel decisivo nas eleições, firmando os valores de cada um dos jovens como cidadãos que contribuem para a construção do país.

O direito ao voto a partir dos 16 anos foi uma das conquistas da juventude brasileira na nova Constituição de 1988, quando estabelecido o voto facultativo aos jovens de 16 e 17 anos. Segundo o IBGE, o Brasil contava naquele ano, com quase 6 milhões de jovens que poderiam usufruir desse direito, e com o maciço apoio da UBES, por 355 votos a favor e 98 contra, garantiu a conquista histórica para participação política dos secundaristas brasileiros.

Você que tem 16 anos já pode preparar mais uma mobilização no seu município, tire seu título de eleitor e venha com toda a juventude decidir o rumo das Eleições 2012.

O voto é direito seu! Se você tem 16 anos já pode se juntar à toda juventude brasileira que irá às urnas nas Eleições 2012 para pressionar os candidatos por melhorias que atendam as reivindicações dos estudantes em cada uma das cidades dos 27 estados do Brasil. E não para por aí! Com a campanha Se Liga 16, a UBES realizará palestras, seminários e debates com os estudantes, em incentivo ao voto consciente.

MEU VOTO, MEU DIREITO DE ESCOLHA!

Quem ainda não ouviu falar das Eleições 2012? As propagandas eleitorais já estão por toda a parte, e vale lembrar que os candidatos estarão em disputa nos cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno acontecerá no dia 7 de outubro, e para os municípios que a disputa chegar ao segundo turno, o novo pleito será no dia 28 do mesmo mês. Então, já está na hora de tirar o seu título de eleitor, é de graça e fica pronto na hora, veja como é fácil:

Requisitos Básicos

-Ser brasileiro (nato ou naturalizado);

- Ser maior de 16 anos (ou completar 16 anos em ano de eleições);

 Documentos necessários

·    - Documento oficial e original que contenha nome completo data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu (serão aceitos os seguintes documentos: Carteira de Identidade - RG, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira de Reservista e mais Certidão de Nascimento ou Casamento);

·       - Apresentação de comprovante de alistamento militar (para os cidadãos do sexo masculino, a partir do dia 1º de julho do ano em que completa 18 anos, até o dia 31 de dezembro do ano em que completa 45 anos).

·    - Apresentação de comprovante de residência atualizado, ex. conta de luz, água ou telefone. (na inexistência de comprovante, o eleitor deverá declarar seu endereço completo ao cartorário, responsabilizando-se pela sua veracidade sob pena de indeferimento da inscrição).

Onde posso emitir meu título?

Não perca o prazo, a data limite para emitir seu título é até o dia 9 de maio, portanto você tem duas opções para ter o seu título:

·   Pelo CARTÓRIO ELEITORAL mais próximo da sua residência levando os documentos necessáriosCaso haja dúvida quanto ao cartório a ser procurado e o seu endereço, procure o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Rua João Diogo, 288 – Campina – Belém – PA ou no Fone: (91) 3213 4500 ou sitio: www.tre-pa.jus.br

Pela INTERNET, você pode solicitar sua inscrição através do sistema Título NET. É só preencher os dados solicitados, escolher um local de votação dentre os disponíveis e comparecer ao cartório eleitoral ao qual pertence a rua em que você reside levando os documentos necessário.

Maiores informações leiam a Carta de Serviços ao Eleitor, produzido pelo TRE/PA para tirar dúvidas dos eleitores ou no site do TER.  

Nenhum comentário: