segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cametá é o campeão da centésima edição do Parazão


Quem disse que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Em pleno Dia das mães, o domingão (13) foi de carnaval fora de época em Cametá. Isto porque o Mapará Elétrico entrou para a história nesta noite contra o Remo, no Mangueirão, em Belém, como o segundo time do interior a ser campeão paraense. O primeiro foi o Independente, em 2011, sobre o Paysandu.


Assim, o Cametá, que só tem três anos como clube profissional, além de entrar para a história também como o campeão da centésima edição do campeonato paraense, conseguiu garantir a sua primeira participação na Série D do campeonato brasileiro. Já o Remo, segue no aguardo de uma desistência de um time da região norte ou da abertura de mais uma vaga para esta mesma região pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

  
Saiba como foi esta partida lance a lance:
 

1º tempo - Com o regulamento a seu favor, o Cametá entrou em campo com a vantagem de poder empatar para conseguir o título, já que havia vencido a primeira batalha da final por 2 a 1, na segunda-feira (7), também no Mangueirão, em Belém. Restou ao Remo, desfalcado de cinco titulares (Jhonnatan, Magnum, Reis, Thiago Cametá e Aldivan), sendo dois por opção do treinador Flávio Lopes (Thiago Cametá e Aldivan), foi para o ataque para tentar o título.


Porém, com o meio de campo formado basicamente por reservas, já que somente o volante André já estava entre os titulares, o Remo se atrapalhou com as próprias pernas e deu espaço para o Cametá tocar a bola no gramado do Mangueirão. Com isto, a primeira grande chance de gol da partida só foi acontecer aos 26 minutos, quando Marciano recebeu o lançamento em velocidade, entrou na área, saiu do goleiro e teve o chute travado por Gil Cametá. Na sequência do lance, o atacante azulino que estava com a camisa 8 ainda conseguiu dominar a redonda e driblar o zagueiro cametaense, mas teve o chute travado, desta vez, pelo goleiro Evandro, que se recuperou no lance e jogou a bola para fora.


Adriano seguia como espectador da partida quando o Remo, pressionado pela torcida insatisfeita, passou a oferecer perigo ao goleiro ex-Remo, Evandro. Aos 35, Fábio Oliveira mandou um chute cruzado que Cassiano se esticou todo para completar e acabou deixando a redonda passar pela linha de fundo. Três minutos depois, Betinho jogou a redonda na área e Juan Sosa pegou a sobra da zaga para mandar um torpedo por cima do gol cametaense.


2º tempo - O Leão voltou disposto ao tudo ou nada pela Taça Açaí e com Joãozinho no lugar de Cassiano e com Aldivan no lugar de Cássio, que chegou a ser dúvida para a partida com uma lesão no ombro. Aos 4 minutos, na cobrança de uma falta que rendeu a expulsão de Ricardo Capanema, Betinho acabou na cabeça de Juan Sosa, que desviou para as redes na sua especialidade: o cabeceio.


O Remo teve a oportunidade de fazer o segundo cinco minutos depois, quando Fábio Oliveira foi lançado nas costas da zaga cametaense e chegou sozinho para dividir a bola com Evandro, quue desviou a redonda para fora. Mas, foi a vez de outro ex-Remo entrar em ação! Marcelo Maciel apareceu na partida e, no primeiro lance, recebeu na direita, passou de dois, entrou na área e bateu por cima do gol de Adriano, aos 20.


Cinco minutos depois o Mangueirão tremeu quando Joãozinho recebeu na ponta direita e mandou o chute cruzado na área para Fábio Oliveira, de carrinho, completar para o fundo das redes cametaenses. Era o gol que poderia garantir o título aos azulinos. O detalhe é que, no lance, o artilheiro remista acabou tirando a camisa e recebendo o cartão amarelo por isto, mas em uma falta no setor esquerdo da defesa, o atacante remista acabou recebendo outro amarelo e foi expulso de campo.


O Cametá, então, passou a tentar tomar as inciativas e o jogo mudou. Dois minutos depois do gol remista, aos 27, o Mapará chegou perto de fazer o primeiro com outro ex-Remo. Ratinho recebeu na marca do pênalti, saiu da marcação e bateu buscando o canto direito do goleiro Adriano, que acompanhou a saída da bola pela linha de fundo.


Mas, aos 40, Adriano só pode observar a bola nas redes azulinas, quando Marcelo Maciel conseguiu passar outra vez por uma marcação dupla e jogou na área para o cabeceio firme do baixinho Garrinchinha, de dentro da pequena área.


Quando o jogo já se encaminhava para os pênaltis, Marcelo Maciel resolveu aprontar outra vez e saiu em velocidade com a redonda. Outra vez, passou por dois marcadores, mas foi parado com falta pelo terceiro. Então, aos 44 minutos, Soares - que tinha acabado de levar uma bronca do técnico Sinomar por ter preferido chutar direto a gol ao invés de cruzar a bola na área em uma falta parecida - pegou a bola, a ajeitou no gramado e mandou o chute colocado no ângulo esquerdo de Adriano para fazer o gol de empate e o gol do título cametaense.


Fim de jogo e, no dia em que o Peixe do paraense Paulo Henrique Ganso - recentemente convocado para a seleção brasileira - foi campeão paulista, o Mapará levantou pela primeira vez a taça de um campeonato estadual.


Ficha do jogo (Remo 2 x 2 Cametá)    

 
Remo - Adriano; Cássio (Aldivan), Edinho, Diego Barros e Juan Sosa; André, Adenísio e Betinho; Marciano (Jayme), Cassiano (Joãozinho) e Fábio Oliveira. Técnico: Flávio Lopes    
     

Cametá - Evandro; Pedro Henrique, Gil Cametá, Romário e Souza (Garrinchinha); Ricardo Capanema, Júlio César, Soares e Ratinho; Jaílson (Marcelo Maciel) e Rafael Paty (Gilson). Técnico: Sinomar Naves   

Gols: Juan Sosa (4'/2ºT) e Fábio Oliveira (25'/2ºT) para o Remo; Garrinchinha (40'/2ºT) e Soares (44'/2ºT)
Cartões amarelos: Edinho, Diego Barros, André e Betinho (Remo); Evandro, Garrinchinha e Soares (Cametá)
Cartões vermelhos: Ricardo Capanema (Cametá) e Fábio Oliveira (Remo)

Local: Mangueirão (Belém)
Hora: 17h
Árbitro: Joelson Nazareno Cardoso
Assistentes: José Ricardo Guimarães Coimbra e Lúcio Ipojucan da Silva Mattos
Assistentes adicionais: Joelson Silva dos Santos e Joquetan Moreira Guimarães
Público: 32.638 (29.188 pag. e 3.450 cred.)
Renda: R$ 479.080,00


Fonte: (Portal ORM)

Nenhum comentário: