segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tavares Bastos a partir de hoje terá sentido único


Tavares Bastos a partir de hoje terá sentido único (Foto: Thiago Araújo)
CTBel está fazendo várias mudanças nas vias de Belém (Foto: Thiago Araújo)

Os impactos no trânsito causados pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit) no cotidiano do cidadão em Belém estão sendo alvos de ações da prefeitura de Belém para tentar minimizar os transtornos.

A falta de um planejamento que suavize os inconvenientes oriundos da execução do projeto já foi, inclusive, alvo de pedido de embargo pelo Ministério Público Federal (MPF). Mudanças nos sentidos de algumas vias, fechamento de retornos e novo itinerário em transportes coletivos foram algumas soluções encontradas.
O tráfego na avenida Tavares Bastos, por exemplo, muda a partir de hoje. A via passa a ter sentido único no trecho que vai da Pedro Álvares Cabral até a Almirante Barroso, neste mesmo sentido. Os ônibus que têm itinerário pela avenida Augusto Montenegro não poderão mais acessar a rotatória do Complexo Viário do Entroncamento para ingressar na Almirante Barroso. O novo trajeto será: Augusto Montenegro/Pedro Álvares Cabral/Tavares Bastos e Almirante Barroso.

O coordenador de operações de trânsito da Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Isaías Reis, contou que os motoristas de ônibus estão sabendo da mudança, já que uma ordem de serviço foi encaminhada às empresas na última sexta-feira. “Estamos em busca de uma solução para que a obra siga sem prejudicar a vida do povo. Nossos agentes estarão trabalhando no sentido de orientar.

O retorno localizado em frente ao conjunto Costa e Silva também foi fechado. Quem trafega pela avenida Júlio César, no sentido aeroporto-centro, não pode mais cruzar a Almirante Barroso. O tráfego está fechado a partir da rua Brigadeiro Protásio Lopes. Até a próxima semana a CTBel anunciará outras mudanças.

DESCONHECIMENTO
Na Júlio César, os cones de sinalização e as placas da CTBel já haviam sido colocados desde sábado passado à altura da Protásio Lopes. Os motoristas que vinham do sentido aeroporto-centro precisavam desviar em direção à Dr. Freitas e à Duque de Caxias.

Em outro ponto que sofrerá mudanças no fluxo de veículos, a Tavares Bastos, poucos passageiros que esperavam o transporte público em uma parada próxima à Almirante Barroso tinham conhecimento da mudança no trajeto dos ônibus.

Maria de Medeiro, 39 anos, doméstica, depende do Sacramenta–Nazaré ou do Médice–Presidente Vargas para se locomover. Ambas as linhas, a partir de hoje, deixarão de circular entre a Pedro Álvares Cabral e Almirante Barroso e precisarão desviar pela rotatória para acessar a Pedro Álvares Cabral e só depois retornar à Tavares Bastos. “Vai ficar complicado. A gente já está acostumado a pegar ônibus nessa parada. Eu ainda nem sei como vou fazer”.

Para Valdinei Matos, 29 anos, autônomo, as alterações, se realmente melhorarem o trânsito, precisam ser realizadas. “O problema é que o povo é muito impaciente. Toda obra causa transtornos”.

MUDANÇA
A Tavares Bastos passa a ter sentido único no trecho que vai da Pedro Álvares Cabral até a Almirante Barroso.


Fonte:(Diário do Pará)

Nenhum comentário: