segunda-feira, 28 de maio de 2012

Marcha das Vadias protesta contra o machismo


Marcha das Vadias protesta contra o machismo  (Foto: Reprodução/ DOL)
(Foto: Reprodução/ DOL)

Mulheres ligadas a grupos feministas e ativistas independentes promoveram na manhã de domingo(27), a Marcha das Vadias. Esta é a segunda edição em Belém. Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a passeata acontece com o objetivo de provocar a discussão sobre o combate ao machismo.

O evento estava com início previsto para às 9h, mas com o atraso iniciou apenas às 10h30min. Marcada pela irreverência e protesto de mulheres contra o machismo, a manifestação tráz mulheres vestidas apenas de shortinho e sutiã. "Piriguetes livres", é uma das frases que as mulheres trazem escritas em seus corpos.
No último sábado (26), a marcha aconteceu simultaneamente em outras 19 cidades do Brasil e do mundo, incluindo Toronto, no Canadá, onde o movimento começou. Entre as cidades brasileiras que participam do protesto estão Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo, São Carlos (SP) e Sorocaba (SP) e Belém (PA).

Entenda o movimento
A primeira Marcha das Vadias mundial ocorreu no Canadá, em abril de 2011, motivada pela fala de um policial que, após uma série de estupros acontecidos na Universidade de Toronto, afirmou que as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias para não ser violentadas. O episódio deu origem a um movimento global que busca chamar atenção para a cultura machista que sempre ensinou as mulheres a não serem estupradas, ao invés de ensinar os homens a não estuprar. O uso do provocativo termo “vadia” é intencional e denuncia o machismo que classifica as mulheres como “santas” ou “putas”. Desde a primeira manifestação canadense, a marcha vem sendo realizada em vários países, tendo chegado ao Brasil em junho do ano passado.


Fonte: Diário Online

Nenhum comentário: