sexta-feira, 11 de maio de 2012

Homologado tombamento de centro histórico de Belém


O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (10) a portaria do Ministério da Cultura que homologa o tombamento do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros da Cidade Velha e Campina, no centro histórico de Belém (PA). A área tombada forma o núcleo de povoamento inicial da cidade paraense.



Tombamento do bairro Cidade Velha em Belém foi publicado no Diário Oficial/ foto: Diário do Pará
 
A ocupação da região remonta à conquista da foz do Rio Amazonas, no início do Século XVII. No apogeu do ciclo da borracha, entre 1890 e 1920, Belém foi uma das cidades mais prósperas do mundo.

A área protegida alcança três mil edificações nos bairros de Cidade Velha e Campina. O processo de tombamento foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

De acordo com parecer do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, os dois bairros, protegidos por elementos naturais como baía, igarapé e alagadiços, constituem, ainda hoje, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do país, segundo informa o site da instituição.

Para o tombamento, levou-se em conta, ainda, que o conjunto formado pela trama da cidade consolidada entre os séculos XVII e XVIII – com igrejas e suas torres, largos e praças, coretos, mercados e feiras - em interação com a Baía de Guajará, é suficientemente expressivo para retratar a história urbana de Belém.


Belém, centro histórico /  foto Andreas Martin/skyscrapercity.


O centro histórico é um cenário que remonta ao ano de 1616, quando os portugueses expulsaram, em definitivo, os franceses do território brasileiro e a cidade de Belém tornou-se o elemento de ligação entre o Rio Amazonas e o mar, possibilitando a posse de toda a Amazônia.

Graças à posição estratégica, a capital paraense foi transformada, à época, no maior entreposto comercial das riquezas produzidas na região.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: