terça-feira, 15 de maio de 2012

Pará: lista de ameaçados de morte tem mais de 70 nomes


Defensores dos Direitos Humanos que são alvos de ameaças de morte no Pará recebem a proteção de homens da Força Nacional de Segurança. A decisão foi do Ministério da Justiça e já está publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com a Pastoral da Terra no Pará, este reforço é extremamente necessário, porém, não resolve as causas das ameaças. Para a Pastoral, toda ameaça é relacionada a conflitos existentes. Famílias sem terra que querem a desapropriação, indígenas que buscam a demarcação de suas terras, ribeirinhos que brigam pela demarcação dos seus territórios, entre outros.

Ainda de acordo com a Pastoral, pelo menos 78 pessoas estão na lista dos ameaçados de morte no estado. Laisa dos Santos Sampaio está na lista dos ameaçados de morte. Ela é irmã de Maria do Espírito Santo, que após uma emboscada sofrida em 2011, foi assassinada junto com o esposo José Cláudio Ribeiro, no município de Nova Ipixuna, no nordeste do estado.

A Procuradoria da República, diz que 'somente a proteção não basta, é necessário que se combata e prenda aquele que faz a ameaça', afirma Alan Mansur, procurador da república.

Redação Portal ORM

Nenhum comentário: